.

.

II Concurso de aperos crioulos de Bagé

texto: Rodrigo L. Schlee

Mais uma vez Bagé demonstra o valor que dá as tradições gaúchas, realizando o II Concurso de aperos crioulos.
Uma iniciativa da Comissão jovem da Rural, capitaneada por Henrique Costa, Rafael Macedo e uma entusiasmada e dedicada equipe.
Foi perfeita a organização e a recepção aos participantes e convidados que vieram de outros pagos e até de alla da fronteira.
Os conjuntos foram separados em duas categorias: "aperos com preparos de couro cru" e "aperos chapeados".
Na categoria "preparos de couro cru" foi apresentado um bom nível de aperos e pilchas, com destaque para os preparos de trança pátria.
O vencedor desta categoria foi o conjunto apresentado por Bento Brochado de Santana do Livramento que desfilou um preparo completo de trança pátria, combinando bem com o freio e estribos "rancho" de ferro.
Na categoria chapeados foram apresentados interessantes conjuntos por sua antiguidade e valor histórico.
Como no caso do apero vencedor apresentado por Thomaz Mércio, uma relíquia guardada a gerações pela família, conta-se que o preparo com passadores e florões de prata lavrada e cinzelada foi um presente dado pelo Governo Imperial ao Cel. Hipólito Ribeiro por feitos militares na Guerra do Paraguai.
Todos os participantes desta categoria apresentaram-se montando em serigotes ou lombílhos e caronas grandes de sola, mostrando que o concurso de aperos avalia não somente o preparo mas todo o conjunto que o envolve.
Outro ponto positivo que se pode observar nesta edição do concurso foi o o fato de ver que alguns participantes fizeram vestimenta de época especialmente para compor junto ao apero, além de encomendar peças de guasqueiros, correeiros, tecelãs, prateiros e outros proficionais envolvidos na produção de aperos e pilchas. Atingindo-se assim um dos objetivos do concurso que é o de fomentar e resgatar estes históricos ofícios.

Estas duas realizações do Concurso de aperos em Bagé, somadas a que ocorreu em Pelotas e mais a que se realizará em Santana do Livramento dia 23 de outubro, revelam que concurso é um evento que a cada edição vem crescendo e atraindo cada vez mais, uma infinidade de aficcionados pela tradição campeira rio-grandense.


Resultados:
Preparos Chapeados:
1º Conjunto: Thomaz Mércio;
2º Conjunto: Álvaro Bino Lacerda;
3º Conjunto: João Vicente.

Preparos em Couro Crú:
1º Conjunto: Bento Brochado;
2º Conjunto: Glauco Xavier;
3º Conjunto: Mateus Azevedo.

Jurados:
Diego Marques
Flavio Cantoão
Joaquim Morais
Rodrigo L. Schlee



Sangue novo resgatando a tradição do "apero crioulo rio-grandense"